Clareamento Dental

O Clareamento Dental é, de longe, um dos procedimentos mais procurados na rotina diária do co nsultório odontológico. Dessa forma resolvi fazer uma sequência de perguntas e respostas como forma de tirar dúvidas dos pacientes a respeito do procedimento (imagem meramente ilustrativa).

 

 

 

1 – O que é Clareamento Dentário?

Clareamento é o procedimento que basicamente, visa alterar a cor dos dentes, de mais escuro para mais claro.

2 – Quais as indicações de Clareamento?

O Clareamento Dentário está indicado para todas as pessoas, que sintam a vontade de ter os seus dentes mais claros, com exceção de grávidas, lactantes e adolescentes abaixo de 15 anos.

3 – Quais os tipos de clareamento que existem?

Basicamente existem dois tipos de clareamento: o Caseiro e o em Consultório.

No Clareamento Caseiro o paciente faz uma moldagem no consultório odontológico com o dentista, que fará a confecção de uma placa para cada arcada dentária. Com as placas em mãos, o odontólogo fará a instrução de como utilizar o gel clareador, em casa pelo paciente, colocando o mesmo nas regiões dos dentes na moldeira fabricada. O tempo de clareamento a ser feito em casa, varia de acordo com a concentração do gel utilizado. Quanto mais alta a concentração, menor o tempo de gel na boca do paciente. O dentista fará avaliações semanais ou quinzenais do caso até a conclusão do mesmo.

O Clareamento em Consultório segue o mesmo princípio do Caseiro, sendo que os géis utilizados são em altas concentrações, e com todo o aparato de um profissional fazendo a aplicação, o que dá total segurança ao paciente. Nesse caso o dentista fará a aplicação do gel em ambas as arcadas em uma sessão no consultório, sendo a cada sessão avaliado a necessidade de uma nova aplicação.

4 – Quais os tipos de géis clareadores que existem no mercado para se fazer clareamento?

Basicamente dois tipos, o peróxido de hidrogênio, que é utilizado tanto para o clareamento caseiro, como para o em consultório, e o peróxido de carbamida, que é utilizado somente para o clareamento caseiro.

5 – Quanto tempo (em média) dura um clareamento dentário?

Nesse caso vale ressaltar, que o clareamento é algo que acontece progressivamente, então a cada sessão de clareamento em consultório, e a cada aplicação de Caseiro o paciente sentirá a melhora na cor dos dentes. Porém a média de tratamento para um clareamento caseiro varia de 4 a 6 semanas, e para o clareamento em consultório varia de 1 a 3 sessões.

6 – Existe diferença de resultado entre o Clareamento Caseiro e o em Consultório?

Não. O resultado para ambos os casos será o mesmo, a diferença básica entre os dois são duas. A primeira seria a comodidade do paciente ir ao consultório, e fazer em uma sessão, o que precisaria de 15 dias para fazer em casa (em média). Segundo seria o rápido resultado do clareamento em Consultório, que logo após uma sessão já se vê diferença do que era antes. Porém ao término dos dois clareamentos, o resultado final será o mesmo.

7 – A Sensibilidade é algo que acontece nos clareamentos?

Tudo que é relacionado a dor é algo que depende de vários fatores, e cada caso é um diferente. Porém o que se sabe é que a sensibilidade pode acontecer em casos de clareamento, porém que a mesma é passageira, e que não ocasiona nenhum dano a estrutura dentária. Nos casos de clareamento em consultório, a sensibilidade acontece, na maioria das vezes, logo após ao clareamento, e vai diminuindo com o passar do tempo, geralmente em 24 a 48hs a mesma já está resolvida. Essa é também a razão do clareamento ser feito por um profissional adequado, pois somente, o dentista saberá como proceder nos casos de sensibilidade.

8 – Todo clareamento chega a mesma cor? Ou seja, os dentes ficam totalemente brancos?

Não. Como afirmado, cada caso é um diferente. Basicamente, cada dente reage diferente ao processo de clareamento, e alguns não chegam a cor mais branca possível, porém pode-se afirmar com total certeza, que mesmo assim o resultado sempre é satisfatório com relação a mudança de cor para mais claro.

No caso do clareamento, se teria uma escala de cores, que hipoteticamente iria de 1 a 10. É como um dente estar na cor 6, e sair dessa para a cor 2 ou 3, ele melhorou muito, mas não chegou na cor 1, mas mesmo assim o resultado não deixa de ser bastante satisfatório.

9 – O Clareamento em Consultório é feito em uma só sessão?

Como já dito, cada caso reage de uma forma diferente. Em alguns casos, acontece de em uma única sessão se chegar a uma cor ideal, porém isso não pode ser vendido como regra. A idéia é fazer o clareamento em quantas sessões forem biologicamente necessárias para se obter a melhor cor.

10 – Todo Clareamento caseiro tem que dormir com o gel na boca?

Não. Antigamente, quando só tinha uma fórmula de gel caseiro ficou conhecido o clareamento caseiro como feito para ser usado durante o sono por 8 horas. Hoje os tempos mudaram, e existem várias fórmulas, que vão desde as mesmas 8 horas até mesmo a géis que só precisam ser usados por 1 hora por dia.

11 – É verdade que durante o clareamento estou proibido de comer alguns alimentos de cor?

Não. Nesse caso existem duas restrições diferentes. Quando se faz o clareamento em consultório, essa restrição aos alimentos de cor (Ex: coca-cola, café, vinho, carnes vermelhas ou que contenha coloral, molho de tomate etc) é regra, mas somente nas 48hs posterior ao procedimento, depois segue-se a vida normal. Já no caseiro pede-se um policiamento maior dos alimentos durante as semanas que se faz o clareamento, principalmente nas horas seguintes a aplicação do gel, mas também, não chega a ser proibido.

12 – O Clareamento altera a cor de restaurações já existentes?

Não. O Clareamento altera a cor dos dentes, e não de restaurações (obturações) ou próteses que por ventura já existam. Nesse caso após o clareamento deve-se fazer a troca de cor das mesmas para que fiquem satisfatórias, e semelhante a cor final dos dentes.

13 – Quanto tempo dura um clareamento?

O tempo que vai durar o seu clareamento vai depender basicamente da sua alimentação. Quanto menos alimentos escuros e com corantes estiverem no seu cardápio maior será o tempo de duração de seu clareamento. Mesmo assim, foi feita uma pesquisa aleatória com pacientes que fizeram clareamento, onde após a conclusão do procedimento liberaram os pacientes para seguirem suas vidas normais com relação ao consumo de alimentos. Ao final de 5 anos fizeram um comparativo da cor de término do clareamento, com a cor atual, e chegou-se a conclusão que, em média, aconteceu 20% de perda de cor dos dentes. Ou seja, se numa escala de 1 a 10, a cor inicial do paciente era 10, e ao final do tratamento a mesma chegou a cor 1, com 5 anos, em média, os dentes estariam na cor 3.