Aparelhos Ortodônticos

O que é um aparelho ortodôntico

O aparelho ortodôntico, ou aparelho dentário, é um dispositivo utilizado por ortodontistas em seus pacientes para fazer o alinhamento dos dentes quando eles se desenvolvem com uma má formação. O uso contínuo do aparelho ortodôntico permite a correção de tais más formações, tornando o sorriso do seu portador muito mais bonito!

Como funciona um aparelho dentário?

O aparelho dentário é formado de um conjunto de peças. As partes do aparelho dentário, quando todas juntas, formam tração nos dentes. Essa tração não é nada mais do que uma força que empurra ou puxa os dentes para a direção que o ortodontista estipular, os dentes são literalmente movidos devagarosamente ao longo do tratamento.

Como sei se preciso usar um aparelho?

A única pessoa que estará apta a lhe responder essa pergunta é um ortodontista especializado em aparelhos dentários. Depois de diversas avaliações técnicas sobre os exames que serão pedidos, como um raio-x da arcada dentária, é que o seu ortodontista poderá lhe dar o resultado e dizer se você terá que utilizar ou não um aparelho dentário. Se você sente desconforto para mastigar, ronca demais ou simplesmente se sente mal pela aparência, visite um ortodontista e ele lhe dirá se precisa utilizar aparelho ortodôntico.

Por que é preciso utilizar o aparelho dentário?

Um aparelho ortodôntico/dentário tem o único proposito de alinhar e mover os dentes da arcada dentária. Algumas más formações da arcada e os dentes podem influenciar de forma negativa o estilo de vida de um individuo. Entre diversos fatores negativos, é muito comum ouvir relatos de má mastigação, dores na mandíbula, sensibilidade excessiva nos dentes por conta do atrito, apneia (disfunção respiratória durante o sono) e até mesmo dores de cabeça e enxaquecas. Tudo isso pode ser evitado e remediado com o uso do aparelho ortodôntico, se a causa de tais problemas for realmente a má formação, que deverá ser constatada por um ortodontista profissional.

Quais são os tipos de aparelhos dentários encontrados hoje em dia?

Com a evolução da ortodontia no mundo inteiro e a necessidade excessiva de uma boa estética e aparência, principalmente de ícones da TV, filmes e moda, a busca de um aparelho dentário que desempenhasse sua função com uma maior eficácia e o mínimo de impacto sobre a aparência se torna cada dia mais perto de uma solução definitiva. Hoje já é possível se utilizar de aparelhos ortodônticos totalmente transparentes. Isso mesmo, um aparelho ortodôntico invisível! Diversas pessoas já aderiram e comp

Inicio essa minha postagem falando sobre aparelhos estéticos, coisa que os pacientes muito perguntam. Claro que hoje a estética é algo muito importante na vida de todos, e obviamente caso o paciente consiga fazer o seu tratamento, no tempo de tratamento adequado, e sem perder a sua estética dentária, isso seria importantíssimo para o paciente que hoje exige cada vez mais da sua boa harmonia oral.

Sendo assim criamos algumas perguntas para que assim possamos tirar as dúvidas frequentes:

 

 

1 – O que são aparelhos estéticos?

São aparelhos ortodônticos com a mesma funcionalidade dos aparelhos fixos convencionais metálicos porém com cor semelhante à do dente, ou ainda aparelhos colados na parte lingual (de dentro) dos dentes.

2 – Quais tipos de Aparelhos estéticos:

Existem basicamente três tipos:

a – Aparelho com braquetes estéticos (Braquetes de Porcelana, Policarbonato e Safira)
Braquete de Safira – São os melhores esteticamente do que todos, pela sua aparência translúcida, além de sua resistência e atrito menor que todos, que melhora o tratamento ortodôntico
 Braquete Cerâmico -É um material bem mais resistente, e mais forte a quebras do que os de policarbonato, além da cor e estética bem superiores ao de policarbonato. Esteticamente, é um material superior ao policarbonato, mas ainda com pouca translucidez, apresentando uma coloração mais opaca que os de Safira.

Braquete de Policarbonato – É feito de um material plástico tipo resina, sendo o menos resistente dos três, com maior probabilidade de quebras e perdas de braquetes, um braquete que anda em desuso devido a melhor qualidade dos demais estáticos.

Aparelho Lingual (braquetes posicionados na parte de dentro dos dentes)

Nessa opção, o aparelho é colado na parte interna dos dentes, ficando invisível devido todo o processo ser feito na parte lingual dos dentes.

Aparelho Invisalign (Ortodontia sem braquetes, usando placas de acetato)

Nessa opção o aparelho é livre de braquetes, uma excelente opção para quem não gosta de ter algo colado nos dentes, e também para quem quer ter a facilidade de higienizar os dentes durante o tratamento.

3 – Em termos de resistência (descolar e quebrar) como esses braquetes se comportam?

Os braquetes de Policarbonato, tem um índice de quebra e descolagem maior de todos, já os de Porcelana e Safira tem um índice de queda menor que os de Policarbonato, e até mesmo que os metálicos.

4 – O tratamento com Ortodontia estética costuma ser mais caro?

Em tudo que entra a estética, claro que o tratamento ficará mais caro devido esses braquetes serem mais caros que os outros metálicos. Outros aparelhos como os linguais, e o Invisalign necessitam de fases de laboratórios, o que também aumenta o valor do tratamento em si.

5 – Qual a frequência de pessoas que se utilizam da Ortodontia estética no Brasil e no Mundo?

Hoje, a exigência estética por parte do paciente é muito alta. O cliente não quer mais ficar bonito(a) somente no final do tratamento, mas sim durante, haja vista que os tratamentos ortodônticos levam meses e anos para serem concluídos. Nesses intervalos, festas de casamentos, 15 anos, eventos sociais acontecem na vida da pessoa, e um sorriso metálico para uma foto que será eternizada, muitas vezes marca negativamente aquele momento. Dessa forma, nos tempos modernos, acredita-se que no primeiro mundo, a utilização de Aparelhos estáticos esteja algo equivalente ao uso de aparelhos metálicos, ou até maior. Já no Brasil, uma boa parte da população já utiliza desse artifício. Portanto é certeza que num futuro próximo, a utilização de braquetes estéticos, bem como de aparelhos estéticos seja algo superior aos metálicos.

6 – Teria alguma restrição para uso de aparelhos estéticos?

Não, da mesma forma que se faz a mecânica com aparelhos metálicos, se pode fazer com aparelhoes estéticos, portanto não teria nenhuma contra-indicação para o tratamento.

7 – Existem fios estéticos (brancos), uma vez que os fios utilizados também são metálicos?

Sim, hoje no mercado brasileiro, ainda é pouca a procura por dentistas de fios estéticos (brancos), sendo a maioria deles importados de outros países, onde a utilização é mais comum. O que aumenta o custo do tratamento, mas a aparência durante o tratamento melhora consideravelmente para o paciente.

8 – Na sua opinião, qual a ordem crescente, de estética dos aparelhos?

Primeiro temos que dividir em dois grupos de aparelhos, o primeiro grupo seriam os aparelhos colados por Vestibular (por fora), esses nunca serão mais estéticos que os do segundo grupo, que seriam os colados internamente (Linguais) e Invisalign (Uso de placas). Dessa forma, a ordem do primeiro grupo seria:

1 – Metálicos
2 – Policarbonato
3 – Cerâmicos (Porcelana)
4 – Safira

Já o segundo grupo, eu acredito que ficaria um empate entre o aparelho Lingual, e o Invisalign, sem muitas diferenças estéticas entre os dois, uma vez que ambos tem um padrão estético de alta qualidade.

Mais dúvidas entre em contato por email:

clinicaodoctor@hotmail.com